David LaChapelle é conhecido internacionalmente por seu talento excepcional na combinação de uma única estética hiper-realista, com mensagens social profundas.
LaChapelle começou em 1980 em galerias de Nova York, seu trabalho chamou a atenção de Andy Warhol, que lhe ofereceu seu primeiro trabalho como fotógrafo para a revista Interview. As suas fotografias de celebridades em entrevista chamou a atenção positiva e em pouco tempo ele estava filmando para uma variedade de publicações editoriais, criando algumas das mais memoráveis campanhas publicitárias de sua geração. Imagens impressionantes LaChapelle têm estampou as capas e as páginas da Vogue italiana, Vogue francesa, Vanity Fair, GQ, Rolling Stone e iD, e ele já fotografou personalidades tão diversas como Tupac Shakur, Madonna, Lepore Amanda, Eminem, Philip Johnson, Lance Armstrong, Pamela Anderson, Lil 'Kim, Uma Thurman, Elizabeth Taylor, David Beckham, Paris Hilton, Jeff Koons, Leonardo DiCaprio, Hillary Clinton, Muhammad Ali, e Britney Spears, para citar alguns.
LaChapelle não parou só com fotografia, foi além dirigindo clipes musicais, peças de teatro e documentários. Seus créditos como diretor incluem vídeos musicais para artistas como Christina Aguilera, Moby, Jennifer Lopez, Britney Spears, The Vines e No Doubt.
Seus trabalhos nos palcos inclui Elton John, The Red Piano e do The Ceasar's Palace espetacular que ele projetou e dirigiu em 2004. Seu interesse no cinema cresceu e o levou a fazer o documentário curta Krumped, premiado no Festival de Sundance de que ele desenvolveu RIZE, o longa-metragem adquiridos para distribuição em todo o mundo por Films Lions Gate. O filme foi lançado nos EUA e no Verão de 2005, foi aclamado pela crítica sendo foi escolhido para abrir o Festival de Cinema Tribeca 2005, em Nova York. Em 2006, LaChapelle decidiu reduzir a sua participação na fotografia comercial, e retornar às suas raízes concentrando-se em fotografia de arte. Desde então, ele tem sido objecto de exposições em ambas as galerias comerciais e às principais instituições públicas de todo o mundo. Suas exposições em museus quebrando solo no Museu Barbican, em Londres (2002), o Palazzo Reale, Milão (2007), Museo del Antiguo Colegio de San Ildefonso, Cidade do México (2009), o Musée de La Monnaie, Paris (2009), o Museu de Arte Contemporânea em Taipei, Taiwan e Tel Aviv Museum of Art, Israel. Em 2011, ele teve uma grande exposição de novos trabalhos na Casa Lever, em Nova York e retrospectivas no Museu de Arte Contemporáneo de Puerto Rico (até março de 2012), o Design Museum Hangaram em Seul (até fevereiro de 2012) e Rudolfinum Galerie, Praga (até fevereiro de 2012). Já expôs em galerias pelo mundo como: Tony Shafrazi e galerias de Paul Kasmin, em Nova York, Robilant + Voena em Londres, Alain Noirhomme Gallery, em Bruxelas, Galerie Thomas, Munique e de Sarthe, Hong Kong. No próximo ano, LaChapelle vai abrir novos caminhos em sua própria carreira, mostrando uma exposição intitulado Risos Terra em Flores em quatro diferentes galerias internacionais simultaneamente: Reformierte Dorfkirche em St. Moritz, ramos de Robilant + Voena em Londres e Milão, e Fred Torres Colaborações em New York. David LaChapelle continua a ser inspirado por tudo, desde história da arte e cultura de rua, para a selva do Havaí em que vive, projetando uma imagem de vigésimo primeiro século da cultura pop através de seu trabalho que é ao mesmo tempo amoroso e crítico. Atualmente ele é o único "artista fotográfico" trabalhando que fez a transição sem problemas entre mundo da moda e de celebridades sendo consagrado pela The Notoriously discerming contemporary art intelligentsia.
David LaChapelle é conhecido internacionalmente e em Israel, como um fotógrafo, um diretor de documentários, e um artista de vídeo cujo colorido, estilo suave e extrovertida é cheio de fantasia, sensualidade, aventura e escuro, cheio de imagens acessíveis popular, e se comunica com uma ampla e público diversificado. Suas imagens têm aparecido nas capas de dezenas de revistas importantes de moda e entretenimento, e se LaChapelle tem desempenhado um papel fundamental na promoção de marcas de prestígio, como Diesel, Nokia, Tommy Hilfiger, etc Ele já fotografou centenas de celebridades, sempre retratado provocativamente, geralmente em nudez total ou parcial.
Embora ousada, a nudez nestas fotografias não resulta de ele estar no gatilho, nem de uma tentativa de surpresa e choque. Mesmo em suas fotografias comerciais, LaChapelle combina a crítica do método de comercialização cujos objetos são todos aqueles que participam na sua constituição, incluindo o público-alvo (de tanto o produto comercializado e da fotografia como um objeto), e até mesmo o próprio fotógrafo como um que cria a isca do esquema de vendas. Quando ele fotografou rapper Lil Kim para a campanha Louis Vuitton, os logotipos da empresa foram impressas dos pés à cabeça sobre a pele escura do seu corpo nu como um carimbo. Desta forma ele criou uma atração de promoção de vendas, enquanto, ao mesmo tempo, colocando o cantor, ele mesmo, eo público de telespectadores e potenciais compradores como parte da matriz responsável pela mercantilização do corpo feminino. A "corrida de marca," a busca de artigos de designer de moda, a manicure obsessivo do corpo em uma tentativa de se parecer com os números na passarela ou no Oscars cerimônia, todos esses rituais, como meios para adquirir um status social, fazer para a transformação do corpo em um rótulo, ea conversão da figura humana no espaço de publicidade. LaChapelle não santifica a faceta erótica, a fim de satisfazer o desejo voyeurista ou a curiosidade de um público de espectadores e fãs, ele prefere comemorar a liberdade de usá-lo precisamente para libertar a representação do corpo, principalmente o corpo feminino, a partir do contexto pornográfico, de interpretação errônea, e da inevitável associação da nudez com o pecado, ou a associação mecânica de paixão e luxúria com a gratificação sexual, abuso e humilhação. Primeira exposição LaChapelle, em Israel, em Tel Aviv Museum of Art, contém cenas de nudez muito pouco, que não se destina a promover as vendas, mas sim para transmitir uma idéia. O show apresenta apenas alguns traços de corpo familiar LaChapelle de trabalho e os ícones de Hollywood. Excepcional neste contexto são três fotografias monumental de Michael Jackson, dois deles conduzir um diálogo explícito com a morte: um retrata o cantor caiu nos braços de outro homem, que toma o lugar de Maria na Pietà representar, o outro retrata Michael Jackson como Arcanjo Miguel derrotando Satanás. Personalidade controversa distâncias LaChapelle Jackson está longe de ser a fofocas e quintas horror em três imagens que se movem a discussão da lenda-que acompanhou biografia complexa do cantor e continua o mistério em torno da história de sua morte, em um contexto novo e religiosa. A maioria dos sujeitos fotografados na exposição não são atores, cantores, ou grandes figuras glamourosas, mas sim modelos cujo anonimato faz muito para uma crítica desprovida de pregação fofocas, de atribuição de um valor específico ou episódio; críticas dirigidas a um conteúdo social moral que dialoga com a vida eo mundo da arte.
Até certo ponto, LaChapelle é considerado um estranho no mundo da arte e no mundo da fotografia comercial também. Ele tende a acrescentar idéias subversivas e aspectos incomuns ao produto comercializado. Em uma campanha publicitária para o café, por exemplo, ele optou por enfatizar o fato de que é um estimulante, e aludiu à dimensão fetichista inerente ao ritual do café, com o jargão pomposo associado a ele, que ele comparou ao ritualismo pomposa de rituais sadomasoquistas.
LaChapelle é um profissional excepcional no domínio da publicidade, entre outras razões, já que freqüentemente incorpora em metáforas suas obras com uma moral, motivos religiosos, e elementos familiares de obras de grandes mestres, desde a Idade Média até o presente. Tais referências são estranhas ao mundo da publicidade revista eo limpo e alienada linguagem de alto brilho que caracterizam o gênero. No discurso crítico-cultural tipificando o mundo da arte contemporânea, fotografia e sobretudo contemporânea, por outro lado, não há evasão, quase ao ponto de ódio, do uso de referências canónicas e sua interpretação direta como uma alegoria para valores existenciais.
Como homenagem a Marilyn de Warhol, ele fotografou Amanda Lepore, um transexual de Nova York que ganhou fama principalmente por meio de suas fotografias em que ela estrelou orgulhosamente entre fotografias de modelos em revistas de moda. LaChapelle enfrenta a hipocrisia e dupla moral em relação a sexualidade, especialmente na América, que se esforça para violação através da abordagem conservadora, que aceita e incentiva a cirurgia plástica e remodelação do corpo com base em códigos de beleza, enquanto a linguagem e transexuais operações de mudança de sexo ainda são estrangeiros e terrível para ele. De todas as pessoas, ele descreveu Lepore em uma homenagem ao "parto natural" para acentuar o milagre, que ainda é uma fantasia, o nascimento de um bebê do corpo de um transexual. Aquele que nasceu em um corpo masculino ainda rejeitaram, cumpriu o seu sonho e tornou-se uma mulher, representa, apesar da plasticidade e artificialidade de sua verdade-corpo extraordinário e sinceridade direta.LaChapelle retrata-la em inúmeras fotografias: em uma ela é apresentada de costas para o Davi de Michelangelo, o corpo forma ideal masculino; em outro, como a figura de Marilyn Monroe, e na famosa fotografia onde ela cheira diamantes como um modelo de radical vício de glamour. Na Morte fotografia de Hamburger, de 2001, um hambúrguer gigante, aludindo à escultura mole Claes Oldenburg e do jogo de escala no Surrealismo, greves e acidentes de uma menina esguia, cujo bem-shaped pernas só conseguem escapar do abraço de urso do epítome de junk food. O hambúrguer, no entanto, é representado por blown-up de vinil, na duplicação exagerada elevada, como sintéticos como a patty gordurosa e, como megalomaníaco como as aspirações de seus criadores. A crítica de alguns dos valores consagrados na sociedade contemporânea, o vício de fast food, a adoração de anorexígenos modelos de beleza, e seu poder de destruição encontro são transmitidos através de referências à Pop Surrealismo e, ao invés de por meio do original. LaChapelle, como documentador importante da cultura Pop, também combina uma nota sobre a arte Pop em sua abordagem, assim infundindo esse conceito com um novo significado.
Próximas Exposições 2012
- Frankfurt, Alemanha | Museum für Moderne Kunst Frankfurt | "Making History" | 19 abril - 8 julho
- New York | Colaborações Fred Torres | "terra ri em flores" | 23 fevereiro - 6 abril
- Milan | Robilant + Voena | "terra ri em flores" | 16 fevereiro - 24 março
- London | Robilant + Voena | "terra ri em flores" | 14 fevereiro - 24 março
- St. Moritz | Reformiere Dorfkirche | "terra ri em flores" | 11 fevereiro - 26 fevereiro
Solo + Museu Exposições Pública
2012
New York | Amigos Americanos do Museu de Telaviv | "Artista do Ano"
Estocolmo, Suécia | Fotografiska | dez 2012